Questões de Provas - Pré-socráticos e Sócrates


01) Os primeiros filósofos, também chamados filósofos da Natureza ou Naturalistas buscavam encontrar na própria physis aquilo que denominavam o “arché”, ou seja, o princípio universal, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas. Enumere as proposições abaixo de acordo com o filósofo correspondente. (0,5)


1. Tales de Mileto

2. Anaximandro de Mileto
3. Anaxímenes de Mileto
4. Heráclito de Éfeso
5. Pitágoras de Samos
6. Xenófanes de Cólofon
7. Parmênides de Eléia
8. Zenão de Eléia
9. Melisso de Samos

(__) Elaborou sua filosofia para enfrentar de peito aberto as refutações dos adversários que tentavam ridicularizar Parmênides. Ele descobriu a refutação da refutação e fundou o método da dialética e com ele refutou o movimento e a multiplicidade. Dentre seus argumentos, se destacam os chamados: da dicotomia, da flecha e de Aquiles.
(__) O termo usado por esse filósofo é o à-peiron, que significa que está privado de limites. Ou seja, é aquilo que é espacialmente e quantitativamente infinito.
(__) Tudo se move, tudo escorre (panta rhei). A origem reside num constante "devir". É o autor da famosa frase: “não se pode descer duas vezes no mesmo rio... nós próprios somos e não somos”.
(__) A origem está na essência: o ser é e não pode não ser; o não-ser não é não pode ser de modo nenhum. Alguns dizem que com este pensamento nasce o princípio da não-contradição.
(__) Deduziu sua convicção da constatação de que a nutrição de todas as coisas é úmida e de que, portanto a secura total é a morte.
(__) Elabora uma crítica à concepção dos deuses que Homero e Hesíodo haviam fixado e objeta que se os animais tivessem mãos e pudessem fazer imagens de deuses, os fariam de forma animal.
(__) Acredita que a origem deve ser infinita, sim, mas deve ser pensada como ar infinito. Pois ao se condensar, resfria-se e se torna água e, depois, terra; e ao se distender e dilatar, torna-se fogo.
(__) Foi o primeiro a chamar de cosmo o conjunto de todas as coisas, por causa da ordem que nele existe. Também foi o primeiro filósofo a sustentar a doutrina da metempsicose.
(__) Ele sistematizou a doutrina eleática, ao mesmo tempo em que a corrigiu em alguns pontos. Afirmou que o ser deve ser “infinito” e não finito como dizia Parmênides, porque não tem limites temporais, nem espaciais.

A sequência CORRETA é:

a) 8, 2, 4, 7, 1, 6, 3, 5, 9.
b) 4, 2, 8, 7, 1, 6, 3, 9, 5.
c) 8, 2, 4, 1, 7, 6, 5, 3, 9.
d) 8, 9, 4, 7, 1, 6, 3, 5, 2.
e) 2, 8, 1, 7, 4, 5, 3, 6, 9.

02) Com o nascimento da Filosofia, os gregos foram aos poucos rompendo com o mito e a religião. Da mesma maneira que o pensamento científico pretende romper com:

a) Senso comum
b) Leitura crítica
c) Fundamentos intelectuais
d) Pesquisas

03) Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão. Em uma importante referência ao filósofo, o escritor do romance “O auto da compadecida”, Ariano Suassuana, que teve também uma versão nos cinemas, dirigida por Guel Arraes, pôs no personagem Chicó, uma célebre frase que lembra e resume todo o método socrático. Marque X na resposta que mostre tal frase desse pensador grego.

a) Penso, logo, existo.
b) Ser ou não ser, eis a questão.
c) Só sei que nada sei.
d) Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si (Frase de Ayrton Senna).

04) Desde a antiguidade, faz-se presente no senso comum a ideia de que a filosofia é inútil. Há um ditado popular que diz "A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual". Mas os filósofos desenvolveram ao longo do tempo muitos pensamentos sobre a utilidade da filosofia. Por exemplo: para Platão, a filosofia é "um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos para que vivam numa sociedade feliz"; para Kant, a filosofia tem "como finalidade a felicidade humana"; e para Merleau-Ponty, ela serve para "ver e mudar nosso mundo". Seja qual for o modo como se determine a utilidade ou inutilidade da filosofia, diante dessa questão, a primeira atitude propriamente filosófica é:

a) Definir a felicidade proporcionada pela filosofia.
b) Perguntar pelo que significa, nesse contexto, "utilidade".
c) Usar a filosofia para transformar e não para pensar o mundo.
d) Recolher a opinião dos grandes filósofos sobre o tema.
e) Pressupor que a filosofia é um fim em si mesmo.

05) (Unicamp – 2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois:

a) Aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
b) É um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
c) A dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
d) É uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.
e) Todas as alternativas acima estão corretas.
Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem