Sentindo a dor do outro... Sentindo a minha própria dor.


Blogagem Coletiva Espiritual IX - Espiritual-idade - Blog da Rosélia

Para partilhar um pouco sobre como sentir o outro, suas dores, vicissitudes e desafios, não encontrei melhor passagem bíblica do que a do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37). A frase que destaco de toda esta cena é "Vai e faça a mesma coisa!". A nossa dor não pode estar desconectada da dor da humanidade; não é bom que sejamos indiferentes à dor do nosso próximo. Esta deve ser a nossa própria dor, a nossa própria vontade de cuidar do nosso coração. A grande proposta do Evangelho para nos ajudar neste embate se resume em uma palavra, amor. Quem ama consegue enxergar no outro a Deus e a si mesmo. Em Cristo somos um único corpo onde Ele é a cabeça. Pode faltar um braço que o corpo ainda se mantém vivo, pode um perna estar paralisada que a vida se mantém, mas de uma forma enfraquecida. Quanto mais deixamos de cuidar do nosso próximo, que pode ser qualquer pessoa do mundo, deixamos de cuidar de nós mesmos que fazemos parte deste mesmo corpo. Devemos sempre ter esta visão holística da nossa participação de um único corpo, de um cuidado e atenção que quando aplicado ao outro, ao desconhecido, produzimos um crescimento mútuo no amor e na vontade de Deus. O princípio fundamento do Amor Criador é o que nos orienta a perceber que somos cuidados e precisamos legar este cuidado e amor aos mais necessidados que estão em nosso meio.
Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

3 Comentários

  1. Olá, meu irmão
    Só agora vi seu post, não o achei antes...
    Me veio de encontro com o que estou sentindo em meu coração: muita dor...
    Vou uni-la à da humanidade sofredora e descansar em Deus.
    Ser co participante da dor da huanidade é bem cristão e COMPAIXÃO na essência da palavra e da Palavra!
    Reze para que eu exulte de alegria na tribulação...
    Fique na mais perfeita paz e agradeço a Deus por tê-lo conosco em nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMÊNICA. Só nos complementa e enriquece.
    Obrigado.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. OLÁ,
    Passo pra desejar-lhe ótimo fim de semana e dizer-lhe que há um selinho especial pra vc amanhã, querido amigo.
    Fique com Deus!
    Bjs em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tiago
    Hoje passo por outro motivo:
    venho propor-lhe algo no meu post de amanhã...
    Conto com sua participação amiga e indispensável.
    Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem