Pular para o conteúdo principal

Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade III (UNIP)

Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade III (UNIP)

01) ENADE, 2005) Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político-pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:

a) Vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas.
b) Modificar regularmente seus pressupostos teóricos.
c) Organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.
d) Trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática.
e) Condicionar sua prática no sentido de observar e alterar seu fazer pedagógico.

Resposta correta: letra C. Comentário: Na formação do professor-pesquisador é necessário que este desenvolva a capacidade de organizar a sua ação a partir da articulação entre prática-teoria e prática.

02) (ENADE, 2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.  LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.

Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.

I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Resposta correta: letra B. Comentário: Os conhecimentos esperados do professor para o exercício da docência, segundo Libâneo, são os conhecimentos dos conteúdos da disciplina que leciona e sua capacidade de ministrar este conteúdo de forma contextualizada. Além disso, espera-se que o professor tenha domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.

03) (SEE-PB, 2009) Escreva (V) para afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

(__) É tarefa do professor contribuir para a autonomia do aluno.
(__) É preciso estar emocionalmente comprometido para aprender.
(__) A inteligência emocional é responsável por apenas 10% do nosso sucesso ou fracasso.
(__) Para os alunos adultos, aprender é sempre reconstruir o conhecimento.
(__) Aprendemos de acordo com mecanismos individuais, num processo que envolve razão, emoção e relação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) V, V, F, V, V.
b) V, V, V, V, V.
c) F, F, F, F, F.
d) V, V, F, F, V.
e) F, F, V, F, F.

Resposta correta: letra A. Comentário: A inteligência emocional é um elemento fundamental na atuação profissional, não só do professor, como também de outros profissionais, o que torna esta alternativa a única incorreta.

04) (SEE-PB, 2009)  Paulo Freire é um dos ícones da educação brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepção de aprendizagem. Assinale a opção que identifica um dos pressupostos dessa prática educativa.

a) A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.
b) Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente.
c) O ensino é um processo de condicionamento por meio do uso de reforço das respostas que se quer obter.
d) A motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação-problema.
e) A ênfase na aprendizagem formal se baseia na negação da repressão e na valorização do desenvolvimento de pessoas livres.

Resposta correta: letra D. Comentário: A pedagogia libertadora concebida por Paulo Freire parte da concepção de que a motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação problema.

05) (SEE-PE 2008) “Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire (1996).

A partir desta citação, é CORRETO inferir que, em sala de aula, o (a) professor(a) deve:

I. Informar as razões políticas da história do conhecimento.
II. Acatar o pensamento crítico dos alunos, favorecendo a discussão e a construção de novos conhecimentos.
III. Estar aberto às indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos.
IV. Provocar reflexões e discussões, relacionando as teorias com exemplos práticos e contextualizados.
V. Entregar ao aluno endereços de sites que facilitem o ensino de sua disciplina.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.

a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) IV e V, apenas.

Resposta correta: letra B. Comentário: Partindo-se das considerações de Paulo Freire é correto inferir que o professor em sala de aula deve acatar o pensamento crítico dos alunos, favorecendo a discussão e a construção de novos conhecimentos.  A pedagogia freireana também está voltada para as indagações dos alunos, sua curiosidade e perguntas. A pedagogia freireana também possibilita o estímulo a reflexões e discussões, relacionando as teorias com exemplos práticos e contextualizados.

06) (SEE-PE, 2008) Como professores, precisamos preparar os estudantes para trabalharem com o universo tecnológico. Na escola, para que os estudantes possam compreender o mundo em que vivem e posicionarem-se criticamente, uma questão fundamental, no uso das tecnologias da informação e comunicação, é:

a) Utilizar todas as técnicas do computador.
b) Acessar, analisar e interpretar as informações.
c) Arquivar informações e transferi-las aos demais interessados.
d) Acessar e copiar todas as informações disponíveis.
e) Construir programas nas mídias digitais e audiovisuais.

Resposta correta: letra B. Comentário: A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação na educação possibilita que os estudantes acessem, analisem e interpretem informações. Esta é a contribuição mais significativa das TIC no processo educacional.

07) (SEE-PE, 2008) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do  processo de ensino. Assim, os planos devem apresentar:

a) Encadeamento, rigidez, praticidade e inalterabilidade.
b) Continuidade, subjetividade, versatilidade e variável.
c) Ordem sequencial, objetividade, coerência e flexibilidade.
d) Continuidade, uniformidade, dissensão e independência.
e) Seguimento, discrepância, naturalidade e rigorosidade.

Resposta correta: letra C. Comentário: O planejamento escolar é uma atividade primordial na atuação do docente e para ser eficaz, deve ser organizado de forma sequencial, com objetividade, coerência e flexibilidade.

08) (SEE-PE, 2008) O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem permite ao professor optar por diversas metodologias. Ao projetar o trabalho de forma participativa e construtiva, utilizando os recursos da web, o professor possibilita o desenvolvimento:

I. da responsabilidade do aluno pela sua própria aprendizagem em interação com professores e colegas.
II. da gestão e do controle das ações desenvolvidas, partindo das decisões do professor.
III. do acesso, da interação e do compartilhamento das descobertas e dos conhecimentos em tempo real.
IV. da memorização das buscas e dos links no momento das pesquisas.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.

a) Apenas I, II e IIII.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas III e IV.
e) Apenas I e III.

Resposta correta: letra E. Comentário: A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educacional possibilita o desenvolvimento da responsabilidade do aluno pela sua própria aprendizagem e também do acesso, interação e compartilhamento das descobertas em tempo real.

09) (SEE-SC, 2002, adaptado) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, delega à escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico.  No que se refere à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, construção coletiva, considerando os artigos 12, 13 e 14, é incorreto afirmar:

a) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes.
b) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.
c) Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
d) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.
e) É um documento orientador da ação da escola, no qual se registram as metas a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas.

Resposta correta: letra B. Comentário: É incorreto afirmar que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público de acordo com princípios estabelecidos nacionalmente, pois estas atribuições são do projeto político pedagógico da escola que deve ser elaborado pelos agentes envolvidos no processo educacional.

10) (SEE-SP, 2008) Sobre o projeto político-pedagógico da escola é correto afirmar que:

a) É um documento orientador da ação da escola, onde se registram as metas a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas.
b) Deve prover a orientação para a condução de cada disciplina e, sempre que possível, para uma articulação disciplinar, por meio de fazeres concretos, como projetos de interesse individual.
c) Deve refletir o melhor equacionamento possível entre recursos humanos, financeiros, técnicos, didáticos e físicos, para garantir bons resultados ao final do ano letivo.
d) É um documento formal elaborado ao início de cada ano letivo que se realiza mediante um  processo único de reflexão sobre a prática pedagógica dos professores.
e) Possui uma dimensão política, no sentido de compromisso com a formação do cidadão participativo e responsável, e pedagógica, porque orienta o trabalho dos docentes e que a escola tenha uma perspectiva de trabalho única e diretiva.

Resposta correta: letra A. Comentário: O projeto político pedagógico da escola é um documento orientador da ação da escola, no qual se registra os caminhos a seguir em função do diagnóstico realizado, os valores e concepções teóricas escolhidas pela instituição escolar. A partir deste plano é que se definem os conteúdos e metodologias a serem utilizados em cada disciplina escolar.



Comentários

Popular Posts

Questões de filosofia com gabarito

QUESTÕES DE FILOSOFIA – COM GABARITO   EPICURO 01) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.(EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In : SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974). No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:   a) Alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) Valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) Aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação d) Refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade. 02) Leia o trecho da Carta a Meneceu:"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que

Questões de prova sobre Ética e Moral - Prova I - Com Gabarito

01) "Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livres e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003). Sobre a moral, é CORRETO afirmar que:  a) O estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. b) A moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. c) A moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. d) Através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. e) Todas as alternativas acima estão erradas 02) A teoria Ética de Kant e Stuart Mill

Questões sobre Filosofia Política

Questões sobre Filosofia Política Livro: Fundamentos de Filosofia (Gilberto Cotrim) 1) Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política. Resposta: Na concepção clássica grega o conceito de política refere-se à arte de governar a polis, ligada ao bem comum e à ética. Enquanto que na modernidade, o conceito passou a ser estritamente ligado ao poder, ou seja, a métodos de se conseguir algo. Sendo assim, a questão ética , que está implícita na ideia de bem comum é colocada em segundo plano ou totalmente abandonada. 2) Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Explique essa afirmação. Resposta: A afirmação quer dizer que “poder” é a capacidade de alcançar algum objetivo, utilizando artifícios como os econômicos. Poder vem do latim potere, posse “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente à faculdade, capacidade, recursos para produzir certos efeitos, segundo o filosofo inglês Bertrand Russell poder é a capacidade de fazer c

01 - Mito e Filosofia (Questões com gabarito)

Quando pensamos na transição entre o mito e a filosofia salientamos que mesmo a filosofia nascente trazendo uma proposta mais racional em relação à toda explicação mítica, ela ainda apresentava "vínculos" com a antiga forma de conceber o universo, principalmente se tomamos como exemplo os jônios e todo o pensamento que busca na natureza e seus elementos aquilo que seria o princípio universal de todas as coisas. Enquanto o mito não se importava com as contradições e contos fabulosos, a filosofia organiza seu percurso através da lógica e do uso da razão. Mas não nos enganemos com essa simples colocação, pois há uma ruptura perceptível entre ambas. Enquanto o mito é envolto de crenças inquestionáveis, a filosofia nasce do próprio rechaço às explicações inquestionáveis e promove uma problematização de tudo. Ela rejeita o sobrenatural e a interferência dos deuses na explicação dos fenômenos naturais. Ela busca ao contrário do mito definir os conceitos e se organizar como um

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre Filosofia Estética com Gabarito

01) “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpr

Questões sobre Filosofia Política

Questões sobre Filosofia Política Livro: Fundamentos de Filosofia (Gilberto Cotrim) 1) Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política. Resposta: Na concepção clássica grega o conceito de política refere-se à arte de governar a polis, ligada ao bem comum e à ética. Enquanto que na modernidade, o conceito passou a ser estritamente ligado ao poder, ou seja, a métodos de se conseguir algo. Sendo assim, a questão ética , que está implícita na ideia de bem comum é colocada em segundo plano ou totalmente abandonada. 2) Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Explique essa afirmação. Resposta: A afirmação quer dizer que “poder” é a capacidade de alcançar algum objetivo, utilizando artifícios como os econômicos. Poder vem do latim potere, posse “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente à faculdade, capacidade, recursos para produzir certos efeitos, segundo o filosofo inglês Bertrand Russell poder é a capacidade de fazer c

Questões de prova sobre Ética e Moral - Prova I - Com Gabarito

01) "Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livres e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003). Sobre a moral, é CORRETO afirmar que:  a) O estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. b) A moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. c) A moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. d) Através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. e) Todas as alternativas acima estão erradas 02) A teoria Ética de Kant e Stuart Mill