Pular para o conteúdo principal

Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade II (UNIP)

Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade II (UNIP)

01) (ENADE, 2004) “Crime contra índio Pataxó comove o país

(...) Em mais um triste Dia do Índio, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...) Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação, ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam  tratar-se de um mendigo, não de um índio.’ O homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte – HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.”

Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Brasília, DF, 21 abr. 1997.


A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:

a) Manifestar os ideais de diversas classes econômicas.
b) Seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.
c) Fornecer soluções por meio de força e autoridade
d) Expressar os interesses particulares da juventude
e) Estabelecer os rumos norteadores de comportamento.

Resposta correta: letra E. Comentário: A partir da descrição do bárbaro crime cometido contra um índio pataxó, procura-se analisar a necessidade de uma formação ética para a juventude, deste modo, a formação de jovens deve atuar no sentido de estabelecer rumos norteadores do comportamento juvenil.

02) (ENADE, 2005)  Um dos objetivos do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis é reunir, em um espaço plural e autônomo, as diversas juventudes brasileiras e articular suas lutas e bandeiras. O Fórum conta com a adesão de Organizações Não Governamentais e de entidades dos movimentos estudantis, juventudes partidárias, movimento hip hop e setores juvenis de movimentos sociais. Neste sentido, o Fórum:

a) Propõe-se ser um espaço para os partidos políticos atuarem.
b) Não é um ator político.
c) Pretende ser parte da estrutura estatal
d) Propõe-se ser um espaço que contemple a diversidade dos movimentos e organizações juvenis.
e) Deve ter lutas e bandeiras ideologicamente homogêneas.

Resposta correta: letra D. Comentário: Ao citar o Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, busca-se colocar em evidência que, entre os jovens, há uma diversidade de movimentos, portanto, não é possível  compreender os movimentos de juventude sem levar em conta a sua heterogeneidade.

03) (SEE-GO 2003) O ensino médio tem como finalidades, segundo a lei n. 9.394/96 (LDB):

I. Consolidação e aprofundamento de conhecimentos previamente adquiridos no ensino fundamental.
II. Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando.
III. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
IV. Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas os itens I e II estão corretos.
b) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
c) Apenas os itens III e IV estão corretos.
d) Todos os itens estão incorretos.
e) Todos os itens estão corretos.

Resposta correta: letra E. Comentário: Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a finalidade do ensino médio é consolidar e aprofundar os conhecimentos obtidos no ensino fundamental; preparar o indivíduo para o trabalho e para o exercício da cidadania, conduzindo-o para a formação ética e para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Além disso, deve possibilitar a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos. Neste sentido, todas as alternativas estão corretas.

04) (SEE-GO, 2003) O art. 205 da Constituição Federal de 1988 diz que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

De acordo com a leitura do texto, julgue as proposições abaixo:

I. A educação deverá priorizar somente a formação de recursos humanos para o trabalho.
II. A educação contribui com a sociedade ao promover a formação plena das pessoas.
III. À medida que o Estado promove a educação, a família deverá ser excluída, paulatinamente, do processo educacional.
IV. Entre outras, uma das colaborações que a sociedade dará à educação será no sentido de fornecer os recursos humanos necessários ao implemento das ações educativas.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas a proposição I é verdadeira.
b) Apenas a proposição II é verdadeira.
c) Apenas a proposição IV é verdadeira.
d) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
e) Apenas as proposições II e IV são verdadeiras.

Resposta correta: letra E. Comentário: De acordo com a Constituição Brasileira, é papel do sistema educacional atuar no sentido de formação plena das pessoas e cabe à sociedade colaborar, fornecendo os recursos humanos necessários para o implemento das ações educativas, o que tornas as afirmas II e IV corretas.

05) (SEE-PB, 2009) Eixos temáticos são sugeridos, nos PCNs, por exemplo, no tocante ao estudo do Indivíduo e Sociedade o tema é: As Ciências Sociais e o cotidiano. Subtemas - 1. As relações indivíduo-sociedade e 2. Sociedades, comunidades e grupos. A orientação é fazer com que os alunos se percebam como integrantes do todo social e, ao mesmo tempo, dos vários grupos que formam a sociedade (http://portal.mec.gov.br).

a) O trecho citado aparece nos PCNs+ Ensino Médio como Sugestões de organização de eixos temáticos em sociologia, então, mesmo que os educadores desconheçam, não há problemas em sua atuação, porque na sala de aula o professor faz o que bem entender.
b) O trecho citado aparece nos PCNs+ Ensino Médio como Sugestões de organização de eixos temáticos em sociologia, o que implica em dizer que este documento é normativo.
c) O trecho citado aparece nos PCNs+ Ensino Médio como Sugestões de organização de eixos temáticos em sociologia, o que implica em dizer que este documento não é normativo.
d) O trecho citado aparece nos PCNs+ Ensino Médio como Sugestões de organização de eixos temáticos em sociologia, digamos que o professor conheça estas sugestões e não queira segui-las, essa postura acarretará grandes sanções ao professor.
e) O trecho citado aparece nos PCNs+ Ensino Fundamental como Obrigações na organização de eixos temáticos em sociologia, o que implica em dizer que este documento é normativo.

Resposta correta: letra C. Comentário: A exposição dos eixos temáticos de Sociologia, Antropologia e Ciência Política não se consubstancia em um documento normativo, mas de uma referência que pode ser seguida pelos professores e sistemas de ensino do país.

06) (SEE-PB, 2009) No conjunto das disciplinas curriculares que formam a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, a Sociologia engloba conhecimentos de Antropologia, Política, Direito, Economia e Psicologia. É a partir dessa ampla perspectiva que as competências e habilidades da Sociologia devem ser apropriadas. As competências estão divididas em três campos, representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sociocultural. (PCN+ Ensino Médio. p. 89. Disponível em: http://portal.mec.gov.br.

A partir da citação acima e de conhecimentos sobre os PCNs do Ensino Médio, as competências são:

a) Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade; da investigação e compreensão: construir uma visão crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa e compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais; e contextualização sociocultural: compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigido e construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena.
b) Comparar os diferentes discursos sobre a economia mundial; investigação e compreensão: construir uma visão crítica da vida particular dos indivíduos e desvalorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais; e contextualização sociocultural: compreender as transformações no mundo da indústria e o perfil cristalizado de qualificação.
c) Analisar as teorias puras da sociologia e comparar com a antiguidade; da investigação e compreensão: construir uma visão crítica dos guetos sociais e falar de forma pejorativa da diferença cultural; e contextualização sociocultural: compreender as transformações no mundo do trabalho, da família, da religiosidade, da economia.
d) Comparar os diferentes discursos sobre a realidade e tecer observações; da investigação e compreensão: compreender e valorizar as manifestações culturais e os segmentos profissionais; e contextualização sociocultural: constatar as transformações no mundo do trabalho para contextualizar a vida de cada conhecido.
e) Os discursos sobre a realidade representam a sociedade; da investigação e compreensão: relatar uma visão crítica sobre a comunicação de massa e supervalorizar as diferentes manifestações culturais de etnias; e contextualização sociocultural: saber o que são transformações no mundo do trabalho e construir a identidade pessoal, social e política para o exercício da cidadania plena.

Resposta correta: letra A. Comentário: Segundo as competências estabelecidas pelos PCNs o papel do ensino da Sociologia, Antropologia e Ciência Política é identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade; da investigação e compreensão: construir uma visão crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais; e contextualização sociocultural: compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida e construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena.

07) (SEE-PE, 2008) Previsto pela Lei 9394/96 (LDB) como proposta pedagógica (art. 12 e 13) ou como projeto pedagógico (art. 14, inciso  I), o projeto político-pedagógico é proposto com o objetivo de:

a) Centralizar e democratizar a tomada de decisões pedagógicas, políticas e administrativas na escola.
b) Descentralizar e democratizar a tomada de decisões pedagógicas, políticas e organizacionais na escola.
c) Dicotomizar e popularizar a tomada de decisões administrativas, políticas e assistencialistas na escola.
d) Agrupar e democratizar a tomada de decisões do gestor, dos professores e dos técnicos administrativos da escola.
e) Sistematizar e popularizar a tomada de decisões do gestor, dos professores e dos pais na escola.

Resposta correta: letra B. Comentário: O objetivo do projeto político-pedagógico previsto pela LDB é descentralizar e democratizar a tomada de decisões pedagógicas, políticas e organizacionais na escola.

08) (SEE-PI, 2009) A partir da análise dos sete princípios estabelecidos no art. 206 da Constituição da República Federativa do Brasil, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que: “O ensino será ministrado...” de forma que possibilite:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
III. gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
IV. gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
V. garantia de padrão de qualidade;
VI. o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo;
VII. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, principalmente na rede regular de ensino.

 A respeito das afirmações constantes dos itens I a VII, marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas as afirmações constantes dos itens I, III, IV e VI estão corretas.
b) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II, IV e V estão corretas.
c) Apenas as afirmações constantes dos itens II, III, VI e VII estão corretas.
d) Apenas as afirmações constantes dos itens I, III, IV e V estão corretas.
e) Apenas as afirmações constantes dos itens II, III, V e VII estão corretas.

Resposta correta: letra D. Comentário: Segundo a LDB, o ensino deve possibilitar a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; a gestão democrática do ensino e a garantia de padrão de qualidade.

09) (Tucuruí-PA, 2006, adaptada) As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, aprovadas pela Câmara de Educação  Básica do Conselho Nacional de Educação e homologadas pelo Ministério da Educação, asseguram a retomada da educação humanista, cuja base curricular está estruturada em princípios:

a) Estéticos, políticos e éticos.
b) Individualizantes, globais e éticos.
c) Políticos, globais e universais.
d) Estéticos, globais e individualizantes.
e) Individualizantes e competitivos.

Resposta correta: letra C. Comentário: A educação humanista proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio devem se voltar para a formação pautada nos princípios políticos, globais e universais.

10) (Tucuruí-PA, 2006, adaptada) Dentre as várias competências e habilidades a serem desenvolvidas em Sociologia, Antropologia e  Política, contidas nos PCNs, assinale a alternativa cujo teor está totalmente voltado para as áreas  acima mencionadas:

a) Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
b) Reconhecer e aplicar o uso de escalas cartográficas e geográficas como formas de organizar e conhecer a localização, distribuição e frequência dos fenômenos naturais e humanos.
c) Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção.
d) Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a visão de mundo e o horizonte de expectativas nas relações interpessoais com os vários grupos  sociais.
e) Formar ideologicamente o jovem para que se posicione no espectro político do país.

Resposta correta: letra D. Comentário: Segundo os PCNs, as competências a serem desenvolvidas em Sociologia, Antropologia e Ciência Política, visam construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a visão de mundo e os horizontes dos vários grupos sociais.




Comentários

Popular Posts

Questões de prova sobre: As desigualdades sociais

01 - (UEL – 2003) Observe os quadrinhos: (QUINO. Toda Mafalda . São Paulo: Martins Fontes, 1992). Os quadrinhos ilustram uma forma comum de explicar a pobreza e as desigualdades sociais. Assinale a alternativa que apresenta pressupostos utilizados pela teoria liberal clássica para compreender a existência da pobreza e que foram também assumidos pela personagem Susanita em suas falas. a) As desigualdades sociais podem ser compreendidas através da análise das relações de dominação entre classes, que determinam o sucesso ou o fracasso dos indivíduos. b) A existência da pobreza pode ser compreendida a partir do estudo das relações de produção resultantes da exploração de uma classe sobre a outra. c) A divisão em classes sociais no capitalismo está baseada na liberdade de concorrência; assim, a pobreza decorre das qualidades e das escolhas individuais. d) O empobrecimento de alguns setores sociais no capitalismo decorre da apropriação

Questões de filosofia com gabarito

QUESTÕES DE FILOSOFIA – COM GABARITO   EPICURO 01) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.(EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In : SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974). No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:   a) Alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) Valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) Aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação d) Refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade. 02) Leia o trecho da Carta a Meneceu:"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que

01 - Mito e Filosofia (Questões com gabarito)

Quando pensamos na transição entre o mito e a filosofia salientamos que mesmo a filosofia nascente trazendo uma proposta mais racional em relação à toda explicação mítica, ela ainda apresentava "vínculos" com a antiga forma de conceber o universo, principalmente se tomamos como exemplo os jônios e todo o pensamento que busca na natureza e seus elementos aquilo que seria o princípio universal de todas as coisas. Enquanto o mito não se importava com as contradições e contos fabulosos, a filosofia organiza seu percurso através da lógica e do uso da razão. Mas não nos enganemos com essa simples colocação, pois há uma ruptura perceptível entre ambas. Enquanto o mito é envolto de crenças inquestionáveis, a filosofia nasce do próprio rechaço às explicações inquestionáveis e promove uma problematização de tudo. Ela rejeita o sobrenatural e a interferência dos deuses na explicação dos fenômenos naturais. Ela busca ao contrário do mito definir os conceitos e se organizar como um

Questões sobre Filosofia Estética com Gabarito

01) “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpr

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre Filosofia Estética com Gabarito

01) “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpr

Questões sobre Filosofia Política

Questões sobre Filosofia Política Livro: Fundamentos de Filosofia (Gilberto Cotrim) 1) Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política. Resposta: Na concepção clássica grega o conceito de política refere-se à arte de governar a polis, ligada ao bem comum e à ética. Enquanto que na modernidade, o conceito passou a ser estritamente ligado ao poder, ou seja, a métodos de se conseguir algo. Sendo assim, a questão ética , que está implícita na ideia de bem comum é colocada em segundo plano ou totalmente abandonada. 2) Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Explique essa afirmação. Resposta: A afirmação quer dizer que “poder” é a capacidade de alcançar algum objetivo, utilizando artifícios como os econômicos. Poder vem do latim potere, posse “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente à faculdade, capacidade, recursos para produzir certos efeitos, segundo o filosofo inglês Bertrand Russell poder é a capacidade de fazer c

Questões de prova sobre Ética e Moral - Prova I - Com Gabarito

01) "Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livres e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003). Sobre a moral, é CORRETO afirmar que:  a) O estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. b) A moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. c) A moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. d) Através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. e) Todas as alternativas acima estão erradas 02) A teoria Ética de Kant e Stuart Mill