Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade I (UNIP)


Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade I (UNIP)

 01) (SEE-AP, 2005) A recepção da primeira corrente sociológica (positivismo) no Brasil ocorreu no final do século XIX, com o advento da República. No entanto, alguns fatos importantes mostram que a Sociologia, no Brasil, como conhecimento sistemático e metódico, apenas surge com:
                                   
a) O lançamento do livro Casa Grande & Senzala, em 1933.
b) A Proclamação da República.
c) A fundação da Universidade de São Paulo, na década de 1930.
d) O final da Segunda Guerra Mundial.
e) A vinda da família real para o Brasil.

Resposta correta: letra C. Comentário: Embora o ensino da Sociologia tenha se iniciado no país no final do século XIX, a produção de conhecimentos sistemáticos e formação de quadros tem início com a fundação do curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, na década de 1930.

02) (SEE-GO, 2003)  - A bandeira de luta por uma “escola única, pública, laica e gratuita” foi erguida pelos assim chamados pioneiros da Escola Nova. Sobre esse movimento, é CORRETO afirmar:
                                   
a) Tem no pragmatismo, no progressismo e no misticismo protestante suas bases teóricas.
b) Propunha um retorno aos estudos de latim e grego no curso secundário, sob a inspiração do ratio studiorum dos jesuítas.
c) Trata-se de uma escolha explícita do referencial didático de Comênius.
d) Sua influência no Brasil deve-se a Anízio Teixeira, Lourenço Filho e outros.
e) Foi lançado por Benjamin Constant, primeiro titular da pasta de Educação da República Velha.

Resposta correta: letra D. Comentário: A defesa da educação pública, laica e gratuita no Brasil teve forte influência de Anízio Teixeira e Lourenço Filho, que assinaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, e marcaram o início do movimento educacional denominado Escola Nova.

03) (SEE-PA, 2008, ADAPTADA) A Sociologia e as outras ciências sociais compartilham:     
                       
a) Ideologias e fatos sociais.
b) Realidades sociais e ostracismo.
c) Estratégias metodológicas e problemas.
d) Campo de estudo claramente definido e recursos metodológicos delimitados.
e) A especificidade de seu objeto de pesquisa.

Resposta correta: letra D. Comentário: A Sociologia como ciência compartilha com os outros campos científicos a definição de um campo de estudos claramente definido e recursos metodológicos delimitados.

04) (SEE-PA, 2008, ADAPTADA) A Sociologia proclama o que aparentemente é óbvio para o senso comum porque a:

a) Realidade consiste sempre de questões irrelevantes.
b) Natureza das relações sociais são monótonas.
c) Pesquisa social não está separada do mundo social que descreve.
d) Realidade social expressa-se por meio das relações de poder e do folclore.
e) Aa realidade é autorrevelada.

Resposta correta: letra C. Comentário: O senso comum formula suas concepções em torno do aparente e não resiste a um sistema de análise mais profundo, pois a pesquisa na área de Sociologia trata de um objeto que é vivenciado no senso comum.

05) (SEE-PA, 2008, ADAPTADA) Segundo Anthony Giddens, a Sociologia é uma disciplina:

a) Que estabelece uma relação indireta com a vida cotidiana.
b) Cujo centro do poder, na atualidade, está na América Latina.
c) Específica, que procura dar conta de aspectos metassociológicos.
d) Generalizante, que se ocupa, predominantemente, da modernidade.
e) Isolada por conta de seu objeto de pesquisa ser muito específico.

Resposta correta: letra D. Comentário: Na análise sobre a característica básica da Sociologia como ciência, Anthony Giddens considera que esta ciência possui um caráter generalizante para a compreensão da realidade social.

06) (SEE-PA, 2008, ADAPTADA)  Um dos movimentos sociais que representou todo o povo brasileiro no período de 1966 a 1968 foi o movimento:         
                       
a) Estudantil.
b) Religioso católico.
c) Contra a carestia de vida.
d) Por reformas de base na educação nacional.
e) Pelas eleições diretas.

Resposta correta: letra A. Comentários: Entre 1966 a 1968 o setor da sociedade que mais se mobilizou contra o regime militar no país foram os estudantes universitários liderados pela UNE.

07) (SEE-PE, 2008) Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolveu enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, NÃO seria correto afirmar que:

a) O senso comum se caracteriza por opiniões subjetivas e generalizantes, sem fundamentação científica.
b) Ao contrário do senso comum, a atitude científica sobre as interpretações do comportamento humano é expressa na Sociologia.
c) Faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos.
d) Para a Sociologia, seria desnecessária a preocupação com a investigação de causas e efeitos, relações entre os fatos e acontecimentos, assim como com o contexto histórico dos fatos analisados.
e) Diferentemente do senso comum, a Sociologia não parte para generalizações, ao primeiro contato com um fenômeno social.

Resposta correta: letra D. Comentário: O desenvolvimento da Sociologia como ciência se torna necessário para a investigação das causas e efeitos dos fatos sociais, das relações entre os fatos e os contextos históricos.

08) As abordagens sociológicas não podem partir de especulações livres de gabinete, tampouco podem contar com observações casuais de fenômenos sociais isolados. Isso significa que:

a) Sociologia não depende da observação propriamente científica, como ocorre com as chamadas ciências naturais.
b) O conteúdo teórico é necessário e é suficiente para a elaboração de uma pesquisa sociológica.
c) A ciência não se distingue da Filosofia quanto ao método, sendo, na primeira, menos rigoroso em relação à observação dos fatos e experimentação.
d) Somente a abordagem científica tem valor, devendo-se descartar qualquer especulação e observação casual. Assim, não se deve confiar em outras formas de conhecimento.
e) A Sociologia é uma ciência e, portanto, tem um caráter investigativo, experimental e de observação.

Resposta correta: letra E. Comentário: A compreensão dos processos sociais mais amplos, sob a perspectiva científica, requer a utilização dos métodos científicos de investigação, como a experimentação (em casos específicos) e a observação da realidade.

09) Assinale a alternativa que melhor completa a frase a seguir:

O sociólogo não necessita e não consegue estudar tudo de uma sociedade, mas não pode desconsiderar o todo, pois cada elemento ou aspecto, aparentemente isolado do tecido social...
                                   
a) Está imantado pela totalidade do sistema social.
b) Não expõe a totalidade das relações sociais.
c) Não se distingue de outros elementos.
d) Reflete sempre a parcialidade dos fenômenos sociais.
e) Revela, por si só, todos os aspectos particulares de uma sociedade, não havendo necessidade de prolongar pesquisas, que devem ser sempre breves e simples, esgotando os temas sociológicos.

Resposta correta: letra A. Comentário: A compreensão das relações sociais requer uma análise dos processos sociais mais amplos, pois os fatos isolados guardam relações com a totalidade do sistema social.
                                   
10) Estudar a sociedade é estudar as relações sociais e as relações sociais não constituem uma realidade física imediatamente perceptível. Podemos ver as ações, o comportamento dos homens, mas não podemos ver as relações sociais. Assinale a alternativa que melhor complementa a ideia do texto:
                                   
a) É impossível fazer Sociologia com objetividade científica.
b) Pode até mesmo acontecer de as ações humanas, em vez de revelarem, ocultarem as relações entre indivíduos, grupos e categorias sociais.
c) Ao sociólogo convém uma qualificação em Psicologia, sem a qual não poderá garantir rigor científico.
d) Torna-se absurda a ideia de neutralidade científica, pois o pesquisador procurará sempre o seu objeto de estudo com uma intencionalidade evidente.
e) Cabe ao sociólogo a tarefa de buscar soluções para os problemas sociais, partindo de ideias universais e valores humanitários.

Resposta correta: letra B. Comentário: A compreensão das relações sociais requer estudo científico da própria sociedade, pois as ações humanas não são autorreveladoras e podem ocultar a estrutura social.
                                   


Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem